Alopecia Cicatricial

IMG_0882

O que é Alopecia Cicatricial?

Alopecia Cicatricial pode afetar homens e mulheres e é mais comum em adultos jovens. Na Alopecia Cicatricial há perda de cabelo, os folículos capilares são destruídos e substituídos por tecido cicatricial. Como resultado, a perda de cabelo pode ser permanente.

Sinais e sintomas

Alopecia Cicatricial faz com que ocorra áreas calvas no couro cabeludo e, em alguns casos são acompanhadas por vermelhidão e descamação. As pessoas que têm este tipo de alopecia geralmente experimentam perda de cabelo gradual. É bem comum ocorrer também: coceira, sensação de ardor ou dor no local da perda de cabelo.

Causas

São inúmeras as causas. Elas são divididas em dois grupos:

  • Primária envolve doenças nas quais o folículo capilar é alvo de uma reação inflamatória destrutiva.
  • Secundária reúne quadros que não atacam especificamente o folículo (como queimaduras, radiação ou tumores por exemplo).

Dentro do grupo primário, as doenças são subdivididas segundo o tipo de células do sistema imunológico que participa do processo inflamatório: há aquelas com predominância de linfócitos nas áreas afetadas (lúpus discoide, líquen plano pilar, alopecia frontal fibrosante, pseudopelada de Brocq, alopecia central centrífuga), outras com predominância de neutrófilos (foliculite decalvante, foliculite em tufos e celulite dissecante do couro cabeludo) e ainda as classificadas como mistas, que envolvem os dois tipos de células (foliculite queloideana e dermatose pustular erosiva).

Diagnóstico

O diagnóstico é estabelecido por biópsia e avaliação clínica. Os resultados irão ajudar a determinar quão ativa e qual é a doença para a prescrição do melhor tratamento para o seu caso. Se houver pústulas visíveis no momento no seu couro cabeludo, uma amostra é retirada e cultivada para determinar se existem microorganismos presentes (de acordo com a Fundação para a Investigação da alopecia cicatricial [alopecia cicatricial Research Foundation] é um desafio se obter um diagnóstico preciso, então certifique-se de ser examinado por um dermatologista).

Tratamentos

O tratamento para da Alopecia Cicatricial primária depende da classificação. No tipo linfocítico, o seu tratamento é com medicamentos anti-inflamatórios. Este tipo de medicamento é utilizado para eliminar ou reduzir os linfócitos (células inflamatórias) que atacam os folículos de cabelo. Alguns medicamentos que são prescritos para este fim são hidroxicloroquina, doxiciclina e corticosteroides. No tipo neutrofílica, os tratamentos são destinados a eliminar os microrganismos que causam a inflamação nessa área. Para este os antibióticos orais ou tópicos são também prescritos. Finalmente, o tratamento da alopecia de tipo misto de cicatrizes inclui antibióticos e anti-inflamatórios.

O crescimento do cabelo

Infelizmente, se o folículo piloso é destruído, o cabelo não cresce novamente. Você pode tratar a causa da inflamação da área circundante para evitar que mais folículos pilosos sejam destruídos. Parte do tratamento consiste na aplicação de uma solução de Minoxidil. Esta solução é aplicada nas áreas não afetadas duas vezes por dia.