Alopécia Areata

IMG_1488

O que é Alopecia Areata?

Alopecia Areata é uma doença que afeta os folículos pilosos. Na maioria dos casos, o cabelo cai em uma determinada área, geralmente do tamanho de uma moeda de um real. No entanto, algumas pessoas podem perder mais cabelo. E, embora seja rara, a doença pode causar perda de todo o cabelo, ou ainda, perda de todos os pelos do corpo.

  1. Quem pode desenvolver alopecia areata?
  2. Qual é a causa da alopecia areata?
  3. O cabelo voltar a crescer?
  4. Quais são os tratamentos para alopecia areata?
  5. Como a Alopecia areata pode afetar a minha vida?
  6. Como faço para enfrentar os efeitos desta doença?

1) Quem pode desenvolver Alopecia areata?

Qualquer pessoa pode desenvolver Alopecia Areata. A doença geralmente começa na infância. O risco de Alopecia Areata aumenta se você tem um parente próximo que tem a doença.

2) Qual é a causa da Alopecia Areata?

Alopecia Areata é uma doença auto-imune. Normalmente, o sistema imunitário protege o organismo contra infecção e doenças. Quando você tem uma doença auto-imune, o sistema imunológico ataca erroneamente partes saudáveis do corpo. No caso da alopecia areata, o sistema imunológico ataca folículos pilosos.

Não se sabe o que causa esta doença. Os cientistas acreditam que os genes desempenham um papel importante. Certos fatores podem iniciar uma reação no sistema imunológico de pessoas que têm uma predisposição genética para a doença. Os possíveis gatilhos são vírus ou elementos encontrados no meio ambiente.

3) O cabelo voltar a crescer?

Há possibilidade de que o cabelo cresça de volta, mas também pode cair novamente. Ninguém pode saber quando vai cair ou quando vai crescer o cabelo. A doença varia de uma pessoa para outra. Você pode perder mais cabelo ou a queda de cabelo pode parar completamente. O cabelo que você perdeu pode voltar a crescer ou não. É possível que uma pessoa que perdeu todo o seu cabelo, recupere tudo.

4) Quais são os tratamentos para Alopecia areata?

Não há cura para a Alopecia Areata. Para ajudar o cabelo a crescer novamente, os médicos podem usar medicamentos aprovadas para o tratamento. Converse com seu médico sobre o melhor tratamento para você.

A seguir estão alguns tratamentos para Alopecia Areata. Estes podem ajudar o cabelo crescer novamente, mas não pode evitar nova perda de cabelo ou curar a doença.

  • Corticosteróides: Os corticosteróides são as drogas que reduzem a dor e a inflamação. Também afetam o sistema imunológico. Quando usado para a Alopecia areata, corticosteróides podem ser entregue de três maneiras diferentes: Injetado na pele, por via oral ou aplicado na pele através de creme ou loção.
  • Minoxidil
  • Antralina
  • Hidroxicloroquina
  • Sulfassalazina
  • Ciclosporina
  • Citrato de Tofacitinib: Novo tratamento – Veja: Esperança para o tratamento da Alopecia Areata grave com Tofacitinib usado na Artrite Reumatóide
  • Fotoquimioterapia: o paciente toma um medicamento chamado psoraleno, que reage com a luz. O medicamento pode ser tomado ou aplicado à pele. A área sem cabelo é exposta a uma fonte de luz ultravioleta. Este tratamento também é conhecido por PUVA.
  • Terapias alternativas: algumas pessoas com Alopecia Areata podem se beneficiar com outros tratamentos. As alternativas são, acupuntura, aromaterapia, óleo de prímula, zinco e outros suplementos vitamínicos, além de ervas chinesas. Embora, seja possível, que algumas dessas terapias alternativas ajudem a crescer o cabelo, não foram submetidos a estudos clínicos rigorosos e pode não ter qualquer efeito.

5) Como a Alopecia Areata pode afetar a minha vida?

Alopecia Areata não causa dor e nem pode passar para outras pessoas. Na maioria dos casos, as pessoas que têm esta doença são saudáveis. A Alopecia Areata não vai encurtar sua vida e não deve afetar suas atividades, como ir à escola, trabalhar, casar, ter filhos, praticar esportes ou fazer exercícios.

6) Como faço para enfrentar os efeitos desta doença?

Pode ser difícil viver com a perda de cabelo. Há muitas coisas que você pode fazer para lidar com os efeitos desta doença:

  • Aprender o máximo que puder sobre a doença.
  • Converse com outras pessoas que estão enfrentando a doença.
  • Aprenda a valorizar-se.
  • Se necessário, conversar com um psicólogo para ajudá-lo a criar uma auto-imagem positiva.

Para reduzir os riscos físicos ou desconforto causado pela perda de cabelo, você pode usar:

  • Um filtro solar no couro cabeludo, rosto e toda a pele exposta.
  • Óculos (ou óculos de sol) para proteger os olhos do sol e poeira e partículas se você perdeu as sobrancelhas ou cílios.
  • Chapéus para proteger o couro cabeludo do sol.
  • Pequenas quantidades de pomada antibiótica dentro das narinas para ajudar a manter as bactérias do nariz bem longe, quando há perda de pelo da narina.